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Cidade - 31/03/2021

Sobre e Rio Preto e Catanduva.

 

Pesquisa de Nelson Bassanetti

Rio Preto é de 1852, Catanduva é de 1918.

São José do Rio Preto sempre comandou essa região do Estado de São Paulo. Para início de conversa cito como prioritário para o desenvolvimento de Catanduva a linha da estrada de ferro. Esse melhoramento é que nos fez vir o progresso. Em 1895, quando aqui não era nada o Governo do Estado resolveu construir a Estrada do Taboado, que vinha de Jaboticabal e que teria que passar por Rio Preto e seguir até o Porto do Taboado e depois Mato Grosso.  A abertura da estrada que era boiadeira passou por Monte Alto, Vista Alegre, Palmares Paulista, depois Tabapuã e Rio Preto, então Catanduva, ficou fora do trajeto. Esse era o caminho que devia seguir uns 10 anos depois a estrada de ferro que também seria aberta de Taquaritinga até Rio Preto e acompanhar o mesmo trajeto da Estrada do Taboado. Acontece, que ela mudou de direção por interferência da família de Santos Dumont, que tinha uma fazenda de com 1 milhão de pés de cafés no local denominado Santa Sofia, que fica entre Santa Adélia e Fernando Prestes. Então, vindo de Taquaritinga, ela passou por Pindorama e Catanduva e depois Rio Preto. Aqui chegou em 1910, já em Rio Preto em 1912, ficando ali parada por 21 anos. Em 1933, foi prolongada até Mirassol e só em 1941, chegou a Tanabi. Falavam que Rio Preto era o fim da linha e boca do sertão do Avanhandava, daí quem queria ir de trem por qualquer motivo para São Paulo ou outra cidade do estado acorria a Rio Preto, então, virou uma cidade referência e centralizadora. Asfalto para São Paulo só chegou à nossa região em 1958, quando apareceram os ônibus da Cobratur, Expresso Brasileiro e Viação Cometa cujas linhas eram de São Paulo e Rio Preto com parada em Catanduva.

Informações complementares: A diocese de Rio Preto é de 1929, a nossa é do ano 2.000;  Rio Preto implantou 2 semáforos em 1936, aqui nos anos de 1960; Aeroporto, a Vasp chegou a Rio Preto em 1934, aqui em 1948, sendo que lá permaneceu; Lá em 1899, foi aberta a Loja Cosmos da Maçonaria, aqui a Loja Lauro Sodré só em 1922; A Radio Difusora de Catanduva é de 1944, 10 anos depois que já existia em Rio Preto; A Associação Comercial de Rio Preto é de 1920, aqui é de 1930; Jornais em Rio Peto são do início dos anos de 1900, estou anexando um exemplar do Jornal “O Poder Moderador”  de 1911, aqui só em 1917; Comparativos populacionais: Eleitores, em 1934, Rio Preto 9.240 e Catanduva 6.021; População: em 1960, Rio Preto 84.039 e Catanduva 49.513. hoje há uma discrepância enorme entre as populações. Rio Preto tem uma superfície de 586 km2 e Catanduva 343 km2.

Motivos: Rio Preto centralizou tudo, com muita luta ganhamos o Hospit6al de Tuberculosos, Rio Preto esperneou e perdeu porque o governador Adhemar de Barros com Antônio Stocco na Prefeitura falou que era de Catanduva. Nos anos de 1960, começaram a levar vantagens, conseguiram o Ibilce (Unesp) em 1957, quando Jânio Quadros era governador do Estado; em 1968, conseguiram no governo Abreu Sodré a Faculdade de Medicina, tendo hoje o Hospital de Base 7.000 funcionários. Tentamos e conseguimos depois a Fafica e a Medicina, ambas pagas. Lá tem Faculdades particulares (Unirp, Unorp, etc.) uma eu sei que tem 8.000 alunos sendo que vários ônibus saem de Catanduva para levar alunos.  O único diferencial é que temos um Instituto Federal com os Cursos técnicos e superiores de Mecânica, mecatrônica, computação, química, engenharia de controle e automação e agora, também eles conseguiram. 

Para lá, nos anos de 1960 abriram  várias lojas comerciais como as Lojas Americanas e a Regional Cliper e depois grandes Shoppings que atrai muita gente.

Sobe alguns comentários. O Banespa de Catanduva é número 003 e de 1935, sendo a terceira cidade paulista a tê-lo, é  que aqui a cultura agrícola era forte, e nós tínhamos em São Paulo como Secretario da Agricultura o Sr. Adalberto Bueno Netto, que foi prefeito de Catanduva (1919/20, 1926/30 e 1936/37) que estando lá uniu o útil ao agradável.   Outro melhoramento foi em 1936, que foi a instalação aqui  das Indústrias  Matarazzo e não Rio Preto que também queria.

 

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